top of page

Planalto do Itatiaia

35 99986 4440
f
ale conosco
WhatsApp_edited.jpg

O Planalto do Itatiaia é a parte montanhosa do primeiro Parque Nacional do Brasil, o P.N.Itatiaia. Situado na divisa do Rio de Janeiro com o Sul de Minas este lugar oferece muitas oportunidades para uma ótima aventura. Chegar ao cume da 5ª maior montanha brasileira, o Agulhas Negras (2.787m) é uma experiência única. Há também outros picos nesta região com belezas singulares como o Morro do Couto (2.680m) e as Prateleiras (2.548m).

Prateleiras
Rapel do Agulhas
Cume do Agulhas
Montanhistas
Montanhista André Chiarelo

Roteiro: Agulhas Negras - 2 dias

​

1º Dia - Agulhas Negras 2787m.
Nossa equipe sairá de Itajubá sentido a cidade de Itamonte, munícipio que divide o estado de Mina Gerais com o estado do Rio de Janeiro. Chegaremos a portaria da parte alta do Itatiaia onde iniciaremos nossa caminhada até o Abrigo Rebouças onde iremos fazer nosso check-in na portaria do P.N.Itatiaia para iniciarmos nossa aventura.


Após o ajustes das mochilas iniciaremos nossa caminhada a partir do abrigo Rebouças seguindo uma linda trilha passando por uma ponte suspensa onde chegaremos ao último ponto dágua. Ali abasteceremos nossos cantis e iniciaremos uma forte subida através de grandes lajes de pedra. Em uma hora estaremos alcançando a vertente da montanha através de uma grande canaleta. A partir dali nossa equipe estará nos equipando para efetivarmos passagens com maiores segurança em determinados pontos. Com alguns minutos de escalaminhada estaremos alcançando o topo das Agulhas Negras com 2.787m. Após momentos de contemplação iniciaremos nossa caminhada de volta ao abrigo Rebouças.

 

2º Dia - Prateleiras 2.500m.

A partir da portaria da parte alta, iniciaremos nossa caminhada por uma antiga estrada contruída por Getúlio Vargas, que hoje esta totalmente intransitavel. Primeiramente iremos conhecer a Pedra da Tartaruga onde faremos uma pausa para lanche e depois seguiremos até a base das Prateleiras onde colocaremos nossos equipamentos de segurança e tomaremos a rota sul para ascensão do cume. A rota sul passa por grandes pedras que deveremos saltar de uma para outras de modo que iremos ganhando altura até alcançarmos a parte mais alta, neste ponto fixaremos cordas de segurança para um acesso mais tranquilo.

bottom of page